ASSESSORIA CONTÁBIL

assessoria contábil é o trabalho desenvolvido por uma equipe de profissionais da área de contabilidade que desenvolvem o trabalho de controlar e interpretar os fatos que ocorre diariamente dentro das organizações. Diante de registros, demonstração expositiva e a revelação dos fatos, o contabilista obtém informações sobre a composição do patrimônio, suas variações e o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza econômica.

 A área da contabilidade tem como finalidade fazer o acompanhamento das atividades financeiras realizadas pela empresa, controlando o comportamento de seus patrimônios, na função elaboração e comparação dos resultados obtidos entre os períodos de análise. É a contabilidade que desenvolve, verifica os dados e realiza o registro minucioso e ordenado dos negócios realizados diariamente. Ela deve identificar, classificar e anotar as operações da entidade e de todos os fatos que de alguma forma afetam sua situação econômica, financeira e patrimonial.

No estudo desenvolvido pela assessoria contábil é possível que o profissional controle toda a movimentação do Patrimônio das organizações. O Patrimônio de uma empresa é alterado diariamente por meio dos acontecimentos diários, como as compras, as vendas, os pagamentos e os recebimentos realizados em toda a empresa, mesmo que essa tenha filiais em outros locais. 
 
Só depois de registrar tudo que acontece na empresa, a equipe de assessoria terá condições de fornecer informações detalhada sobre a situação do Patrimônio da empresa, sempre que solicitado seus trabalhos.

Um contabilista trabalha diariamente desenvolvendo funções de acompanhamento diário das modificações do patrimônio pelas atividades econômicas ou social exercidas. A assessoria contábil irá realizar o trabalho executado diariamente em pouco tempo, as principais funções desenvolvidas são: 
 

o Todos os acontecimentos diários que podem ser representados em valor monetário devem ser registrados;
o Organizar por meio de um sistema de controle eletrônico que atenda adequadamente aos serviços da empresa;
o Embasado nos registros realizados diariamente expor demonstrativos da situação econômica, patrimonial e financeira da empresa;
o Realizar análise dos demonstrativos podem ser feitos com a finalidade de apuração dos resultados obtidos pela empresa;
o Os planos econômicos da empresa devem ser acompanhados, todas as ações financeiras devem ser previstas os pagamentos a serem realizadas, as quantias a serem recebidas de terceiros, e alertando para eventuais problemas.


A gestão da área contábil dentro da organização procura apresentar o histórico das atividades da empresa, fazer a interpretação dos resultados por meio de relatórios e produzir informações que se fizerem precisas para solucionar os problemas e atender os anseios da empresa.


A contabilidade orienta a administração das empresas no exercício de suas funções, controlando e planejando qualquer organização sócio-econômica. A contabilidade possibilita a administração saber se a organização está agindo em conformidade com os planos e políticas determinados por meio de informações contábeis e relatórios.


A contabilidade é o alicerce de todo o levantamento de informações administrativas e gerenciais. Os relatórios emitidos baseados nas informações que são provenientes dos livros contábeis são especulativos, alguns dados são burlados, o relatório dos livros contábeis não refletem a realidade da organização, por isso, não têm consistência, tudo isso é feito para diminuir os impostos cobrados sob todas as transações realizadas.


A contabilidade trabalha com todos os serviços relacionados com o patrimônio, ou seja, o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma entidade se tratando de pessoa juridica. Dentre as atividas densenvolvidas diariamente podem ser listados:


o Abertura e encerramento de firmas;
o Formatação de contrato social; 
o Legalização junto aos órgãos que regem seu serviço, Junta Comercial, Prefeitura, Secretaria da Saúde, Secretaria da Fazenda Estadual, Receita Federal, e outros;
o Alterações contratuais; 
o Escrituração Contábil;
o Balanços e Balancetes;
o Controle de Caixa e Bancos;
o Obrigações Fiscais: GIA, GIS, IRPJ, DCTF, DACON, DIRF, RAIS;
o Certidões Negativas;
 

assessoria contábil também pode ser realizada na área trabalhista para o desenvolvimento de toda a regulamentação dos empregados de empresas. Os profissionais de contabilidade cuidam de todas as documentações na área trabalhista:


o Registro da admissão e demissão de empregados;
o Elaboração da Folha de Pagamento e recibos;
o Emissão de guias GPS, GFIP, PIS, IRRF, etc.;
Assessoria junto a Sindicatos e demais Órgãos Fiscalizadores;
 

A assessoria contábil pode ser feita à pessoa de ordem física que desenvolve serviços, mas não constituí empresas, para estes profissionais são desenvolvidos os seguintes serviços:


o Elaboração da Declaração do Imposto de Renda;
o Escrituração do Livro Caixa para controle do Imposto de Renda de Profissionais Liberais;
o Registro de autônomos;
 

A área contábil é o trufo das organizações, pois é lá que se encontram todos os registros da vida de uma empresa, é nesse setor que as falhas são apresentadas, tudo que é realizado no dia-a-dia inclusive as oscilações, as operações, os resultados sistematicamente registrados e analisados mostram o desempenho, fortes e fracos da organização.
 

A contabilidade é o coração da organização, eles facilitam as ações fornecendo as coordenadas de acordo com o desempenho medido, mas ainda pode-se encontrar empresários que enxergam a contabilidade apenas como burocracia, não enxergando os benefícios embutidos no trabalho executado. Essa ação é decorrente da falta de informação já que o empresário, de início, precisa saber comprar e vender, mas não é obrigado a conhecer contabilidade, por isso mesmo existem cursos rápidos de contabilidade para não contadores, como forma de combater a desinformação. 
 

 
FOTOS
 
 
Todos os Direitos Reservados à Demac Contabilidade
Endereço: Rua Nilo Sampaio, 28, Pavimento Superior - Centro -
Ibaiti - Paraná
Fone/Fax: (43) 3546 2994 - E-Mail: contato@demaccontabilidade.com.br